Especialista em recursos humanos explica como de destacar na rede social
Com 756 milhões de usuários em mais de 200 países, o LinkedIn segue como uma das principais alternativas de recrutadores na busca por profissionais. Segundo a líder de recursos humanos da BeCapital, Gabriella Alves, as informações exibidas na rede social, bem como as postagens feitas pelos usuários, são o primeiro passo para que a contratação se concretize. O currículo atualizado da executiva no LinkedIn abriu as portas para ela na BeCapital. Além disso, é também a essa rede social que Gabriella recorre na hora de selecionar profissionais para novas vagas na empresa.
“Existem outras plataformas que também são muito boas como Kenoby e Gupy, mas o LinkedIn é completo, já que ele disponibiliza currículo, a possibilidade de falar com o candidato pelo chat, analisar sua trajetória por meio das postagens realizadas e comentários de outras pessoas, além de ser gratuito”, afirma a especialista. A rede social funciona como uma vitrine para o candidato em busca de recolocação e se manter ativo nesse ambiente digital faz a diferença.
Mas da mesma forma que a rede pode ajudar o candidato na contratação, também pode tirá-lo do processo seletivo. “Já eliminei candidatos por comentários preconceituosos. A postura da pessoa no ambiente digital reflete suas atitudes na vida pessoal e profissional”, explica. Além de manter o perfil sempre atualizado e o mais completo possível, a líder de recursos humanos da BeCapital dá outras dicas para quem busca se destacar no LinkedIn e conseguir uma nova recolocação no mercado. Veja a seguir.
Recomendações
Sabe aquele texto que seu ex-colega de trabalho escreve sobre suas habilidades? Ele é valioso para os recrutadores. Então, se você deseja ser bem recomendado por sua rede, que tal fazer boas avaliações sobre outros profissionais com quem gostou de trabalhar?
Palavras-chave
Colocar nome correto da vaga que você está buscando é fundamental para ser encontrado. Além disso, use e abuse de outras palavras-chave nos demais textos do seu perfil. Hashtags é outra ferramenta importante para se destacar entre os recrutadores.
Descrição de atividades
Atualmente, o LinkedIn disponibiliza diversos recursos para que você mostre em detalhes sua experiência. Na descrição das atividades realizadas em cada empresa é possível postar links e fotos, por exemplo. É mais uma maneira de o recrutador acompanhar suas atividades.
Coerência com a vida real
Não adianta criar um personagem. É importante ser verdadeiro na rede social e estar certo de que suas ações no ambiente digital se refletem na vida profissional e pessoal. No entanto, isso não é sinônimo para postar absolutamente tudo nas redes. Questões políticas, pelo momento de alta polarização no país, podem ficar de fora.
Fonte: https://www.mundorh.com.br/dicas-para-acertar-no-seu-perfil-do-linkedin/