Categorias
Diversos

Quais as características do profissional que o mercado quer para 2022?

Impulsionadas pela pandemia, algumas habilidades hoje contam tanto quanto ou até mais que um bom currículo

Mesmo antes da pandemia da Covid-19, o home office já se mostrava uma realidade para a maioria das empresas. É o que comprovou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, em 2018, pelo menos 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa – um crescimento de 21% em relação a 2017, o maior número registrado até então. Porém, entre maio e novembro de 2020, um novo recorde foi batido quando a quantidade de pessoas saltou para 8,2 milhões, o que representa um crescimento de mais de 115% em apenas dois anos.

Na DISYS Brasil, consultoria de TI focada em serviços de Staffing, Hunting e Managed Services, a percepção é a de que os profissionais estão cada vez mais valorizando a comodidade do trabalho remoto. Ao mesmo tempo, os recrutadores têm descoberto que não basta um bom currículo para preencher uma vaga. Hoje, mais do que nunca, algumas habilidades interpessoais chamam bastante a atenção e podem fazer a diferença em um processo seletivo.

Daniela Cristina Alves Silva, Coordenadora de R&S na DISYS Brasil, lista quatro características fundamentais que têm sido extremamente valorizadas nos processos de recrutamento e seleção da multinacional.

Autogerenciamento

Ainda que o home office já tenha se mostrado produtivo, o profissional precisa dessa habilidade para realizar suas entregas no prazo, mesmo e principalmente estando longe do escritório e da sua liderança.

Comunicação

Com a distância, comunicar com clareza todas as informações, sem dar abertura para duplas interpretações, se tornou mais que essencial. Incluindo também a capacidade de falar com profissionais de todos os níveis de conhecimento e de diferentes nacionalidades, algo comum na rotina de trabalho dentro de uma multinacional como a DISYS.

Empatia

Sentimentos como insegurança, ansiedade e luto, trazidos pela pandemia, fizeram disparar o número de casos de depressão no Brasil. Nesse cenário, a empatia é mais que necessária. “É um fator importante para o convívio social e não seria diferente no ambiente profissional. Por isso, é nossa prioridade dar atenção às questões humanas e emocionais. O profissional que consegue mostrar aprendizado e compaixão mesmo diante de adversidades é capaz de fazer parte de uma equipe forte e saudável”, acrescenta Daniela.

Flexibilidade

Ao que tudo indica, os novos e diferentes modelos de trabalho vieram para ficar. A DISYS Brasil, por exemplo, adotou formalmente o modelo híbrido de trabalho para 2022. Por isso, segundo Daniela, é importante que o colaborador tenha a disponibilidade de se adaptar às possíveis mudanças que esse cenário de incertezas pode ocasionar.

 

Fonte: https://www.mundorh.com.br/quais-as-caracteristicas-do-profissional-que-o-mercado-quer-para-2022/

 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Para saber mais sobre como gerenciá-los, leia nossa Política de Privacidade